sexta-feira, 3 de julho de 2009

Rubrica Semanal #20

Terras e Cantinhos de Portugal

Basílica de S. Torcato - Guimarães

A História ...

Em 719, o exército árabe, comandado por Muça, general de Tarik, aproxima-se de Guimarães. Tentando impedir este avanço, Torcato, bispo de Braga, dirige-se, com os seus fiéis, ao encontro do general árabe, tendo sido martirizado juntamente com mais 27 companheiros. Mais tarde, o seu corpo foi descoberto sob um monte de pedras, no local onde hoje se ergue a “Capela da Fonte do Santo”.

Conta-se que um cego “viu” cair uma estrela precisamente no local onde se encontra a “Capela da Fonte do Santo”. Então, o povo começou a cortar as silvas que cobriam o local, tendo descoberto o corpo daquele que viria a ser S. Torcato.

Tendo-se decidido remover dali o corpo, tomaram uma junta de bois para o efeito, só que estes, chegados a um determinado local, não andaram mais. Tal facto deu origem à construção de uma igreja naquele local para que o corpo lá pudesse permanecer. Mais tarde foi incluída no Mosteiro de S. Torcato.


O Santuário ...

Na sua estética, misturam-se elementos do gótico, românico, renascentista e clássico. A fachada apresenta duas torres, em agulha e um pórtico de estilo indefinido e, na parte superior, um varandim em arcaria, a que se tem acesso pela escadaria da torre. A esta sobrepõe-se um nicho, com a estátua de S. Torcato, encimada por uma cruz.



O Santo S. Torcato (um dos 11 santos portugueses)




A Fonte da Capela do Santo

Sem comentários: